SPA Odontológico

SPA Odontológico – esclarecendo as principais dúvidas

De novembro 16, 2017Sem Comentários

Sorriso clareado_magente.png

Quando falamos em SPA Odontológico estamos nos referindo a uma clínica onde todo tratamento é realizado de forma intensiva, muito rápida, tirando o paciente das suas atividades cotidianas o menor tempo possível.

Neste artigo, a doutora Luciana Saraiva – Mestre e especialista em estética, ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares – responde as principais dúvidas sobre o tratamento.

Qual o diferencial do SPA Odontológico Saraiva?

O nosso grande diferencial é que todo o tratamento realizado na clínica é sem dor, com o paciente dormindo profundamente, sem que veja ou sinta absolutamente nada, propiciando desta forma grande conforto e satisfação.

E pra realizar todo um tratamento dentário, quanto tempo uma pessoa fica no SPA Odontológico?

Depende do diagnóstico e do tratamento proposto ao paciente, podendo ser realizado em apenas uma única sessão. Isso é possível quando tratamentos, por exemplo, de trocas de restaurações, coroas dentárias, tratamentos de canal, tratamentos de gengiva, clareamentos, podendo se estender para duas sessões quando a reabilitação envolve processos cirúrgicos, mas o tratamento é extremamente rápido, uma vez que grandes reabilitações onde levaríamos em média de 2 a 3 meses, aqui na clínica realizamos em uma, duas ou no máximo três sessões.

Qualquer pessoa pode ser tratada no SPA com sedação?

Sim, desde que em bom estado de saúde. Estando com frequência respiratória, pressão arterial, frequência cardíaca adequada e com todos os exames solicitados previamente em ordem não há contra-indicação. Qualquer pessoa pode passar pelo procedimento em SPA Odontológico dormindo, com grande conforto e rapidez.

Por que em tratamentos realizados de forma intensiva há a indicação de sedação?

Para que o paciente tenha conforto e comodidade durante as horas de tratamento, evitando dessa forma problemas articulares, uma vez que o paciente dormindo está com a musculatura relaxada e isso evita o estresse biológico. O paciente sedado, tranquilo e relaxado evita também danos na coluna, dores de cabeça, traumas, odontofobia e náuseas.

Quais são os exames solicitados antes da realização de um SPA Odontológico?

Hemograma, glicemia e coagulograma são os exames rotineiros; quando necessário, podemos solicitar também uma avaliação cardiológica pré-operatória e outros exames específicos.

E quanto à sedação? Qual tipo é usada?

Todo tratamento é realizado dentro de um centro cirúrgico com todos os níveis de segurança adequados. A medicação administrada pelo médico anestesista induz a um sono profundo. Desta forma, o paciente não vê e não sente absolutamente nada. O tempo desta sedação é determinado de acordo com o tempo de tratamento exigido pelo cirurgião-dentista.

O dentista quem realiza esta sedação?

De acordo com a American Dental Association, o cirurgião-dentista só pode realizar a sedação consciente na qual é utilizado um gás chamado protóxido de azoto, que é o gás hilariante. Esta sedação tem o intuito de acalmar e relaxar o paciente, porém o paciente tem que estar sempre acordado e cooperativo. Já a sedação profunda, onde o paciente dorme durante todo o tratamento só pode – e só deve – ser realizado por um médico anestesista em ambiente adequado e com todos os níveis de segurança.

Existe então, mais de um tipo de sedação?

A sedação que propomos no SPA é uma sedação profunda onde o paciente dorme durante todo o tratamento. Ele não sente nenhuma dor, não vê absolutamente nada, não escuta o barulho do motorzinho e nem sente a picada da anestesia. Já na sedação consciente feita com o gás, o paciente fica acordado durante todo o tratamento e ele precisa ser muito cooperativo. É usado apenas para relaxar o paciente. Esta é a grande diferença do Spa Odontológico na Clínica Saraiva, realizar um tratamento absolutamente sem dor, sem que o paciente sinta ou veja nada.

 {{cta(‘d7045b59-cc9e-40c9-a379-73de88ffdc65’)}}

Deixe uma resposta