Cirurgia plástica

Rinoplastia: O que você precisa saber antes de fazer

Rinoplastia-O-que-você-precisa-saber-antes-de-fazer-1.jpg

Você está satisfeita com seu nariz? Pelo menos uma vez na vida todo mundo se fez essa pergunta, e mesmo sendo uma parte pequena de nosso corpo, a forma e o tamanho do nariz são aspectos que podem causar muita insegurança e incômodo.  

O bem estar físico e a maneira como nos relacionamos com a nossa estética corporal estão intimamente relacionados com o nosso lado emocional. Com a disseminação da cirurgia plástica, muitas pessoas hoje têm a oportunidade de corrigir questões da aparência que influenciam positivamente inclusive a maneira como se relacionam com as outras pessoas.

A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que busca obter uma aparência do nariz mais em harmonia com o rosto. Entre os motivos da cirurgia encontram-se: nariz torto, muito grande, pontudo, largo, pequeno, assimétrico, entre outros.

Procedimentos da rinoplastia

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas. Qualquer pessoa, desde que esteja com saúde em dia, pode realizar o procedimento. A cirurgia possui fins tanto estéticos quanto para melhorar a respiração. É possível diminuir a largura do osso nasal, corrigir a ponta e o perfil do nariz, reduzir narinas e inserir enxertos para corrigir a harmonia facial.

Para realizar a cirurgia a paciente deve fazer toda uma preparação clínica com o seu médico, como exame de sangue e avaliação geral da saúde. Recomenda-se ainda o jejum total pelo menos 8 horas antes do procedimento, e também cortar a ingestão de cafeína, por pelo menos 12 horas antes.

A cirurgia pode ser feita de duas maneiras: a exorrinoplastia (aberta) e endonasal (fechada). Na exorrinoplastia é feita pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na endonasal, as incisões são somente dentro das narinas. Ela dura entre uma e duas horas, e pode ser feita sob anestesia geral ou local com sedação.

No pós-operatório, o paciente deve permanecer com uma imobilização no nariz, feita com material plástico e proteger a cicatrização. Não pode tomar sol e deve dormir com a cabeça sempre para cima. Para evitar o desconforto (efeito normal), o médico prescreve analgésicos e anti-inflamatórios nos primeiros dias. É normal que após a cirurgia ocorram algumas equimoses (roxo), desaparecendo nos primeiros dias.

Um ponto de muita dúvida são os possíveis riscos desse procedimento. A plástica do nariz é muito realizada e possui risco mínimos quando executadas em um paciente bem preparado, por um médico experiente. São comuns equimoses (roxo)  e inchaço no pós-operatório, e em alguns casos, pode haver obstrução nasal passageira.

Os resultados da operação do nariz são perceptíveis logo após a remoção do curativo. Após alguns meses e quando o inchaço desaparecer por completo será possível notar o resultado definitivo com os detalhes do novo contorno nasal.

Muitas pessoas possuem algum descontentamento com seu nariz, seja o formato, tamanho ou outra característica. Se essa questão impacta a autoestima de maneira mais intensa, recomenda-se buscar um médico reconhecido que irá tirar todas as suas dúvidas, oferecer todas as informações necessárias e ajudar a decidir.

{{cta(’96c609b3-6a2a-42f3-aeee-7303af6ddf5c’)}}

Deixe uma resposta