Estética Odontológica

Clareamento dental? Conheça quatro tratamentos

Quer-dentes-brancos-Conheça-quatro-tratamentos_-1.jpg

Dentes brancos dão um aspecto mais bonito e jovial, mas é normal, com o passar dos anos, que eles fiquem amarelados, principalmente se as pessoas abusarem do cigarro e de alimentos muito pigmentados, como café e vinho tinto.

Tratamentos dentários, como clareamento, fitas dentárias, aplicação de lentes de contato e facetas de porcelana, são exemplos de procedimentos simples e rápidos que removem as manchas do esmalte e da dentina ou encobrem as imperfeições.

Clareamento em casa ou no consultório

Há dois tipos de clareamento dental: aquele que pode ser feito em casa, com orientação do dentista, e o que se faz no consultório.

Para o tratamento em casa, primeiro o cirurgião-dentista avalia a estrutura dentária e a cor natural do dente do paciente e, em seguida, confecciona a moldeira individualizada. Depois, ele disponibiliza as seringas do gel clareador e as instruções adequadas de uso.

Geralmente, é recomendada a utilização noturna do produto de quatro a seis horas, durante duas semanas, podendo ser prolongada por até quatro semanas.

Semanalmente, o paciente deve retornar ao consultório, onde o dentista ir avaliar o nível de sensibilidade dos dentes e ajustar o tempo de uso diário do gel clareador. A finalização do tratamento se dá com aplicação de gel flúor neutro.

Já o clareamento no consultório tem a vantagem de ser muito mais rápido, porque é realizado com um produto mais forte e precisa ser aplicado por um cirurgião dentista para não lesionar a mucosa ou a polpa dental (o nervo do dente).

Em termos de comparação, o produto usado no clareamento no consultório tem concentração de 35% a 38% de peróxido de hidrogênio, e o aplicado em casa tem apenas de 5% a 7% deste princípio ativo.

Após a aplicação do gel clareador nos dentes no consultório, o dentista aplica a exposição à luz do tipo laser ou led, para ativar a reação química do produto, o que irá acelerar o branqueamento.

Os resultados conseguidos com as duas técnicas de clareamento, caseira ou de consultório, são muito similares e satisfatórios. A grande vantagem do procedimento feito no consultório é a rapidez.

Fitas dentárias

As fitas dentárias clareadoras, geralmente compradas em farmácias, perfazem um processo de clareamento não muito eficaz e bastante lento, o que acaba saindo mais caro do que os procedimentos que podem ser realizados por um cirurgião-dentista.

Elas são fixadas aos dentes duas vezes ao dia e devem permanecer na boca durante por trinta minutos. Em contato com o esmalte do dente, as moléculas oxidantes do produto – gel clareador – liberam oxigênio, que quebra as moléculas dos pigmentos, responsáveis pelo escurecimento dos dentes.

As fitas, que só devem ser usadas para as pessoas que precisam clarear poucos tons, podem causar sensibilidade nos dentes, assim como pequenas úlceras. Também, devido ao seu tamanho, muitas vezes, o clareamento só é conseguido nos dentes anteriores.

Lentes de contato e facetas de porcelana

A técnica de aplicação de lentes de contato ou de facetas de porcelana nos dentes vem, cada vez mais, sendo usada e recomendada para aqueles que desejam melhor estética do sorriso sem fazer grandes intervenções.

As lentes de contato e as facetas de porcelana são praticamente a mesma coisa, pois ambas são feitas de porcelana ou cerâmica e são uma espécie de capa frontal do dente. A diferença é que a lente de contato é bem mais fina do que a faceta e não requer nenhum desgaste do dente para sua aplicação.

Ambas possuem variados tons e translucidez e, entre outras finalidades, como corrigir dentes tortos, lascados e quebrados, também são ideais para a mudança da cor.

A aplicação tanto das lentes de contato como das facetas é simples, indolor e rápida, e a durabilidade delas é de cerca de dez anos.

Para aquelas pessoas que precisam fazer o clareamento de forma rápida e segura, o SPA Odontológico é uma excelente opção. Lá, você realiza o clareamento, assim como os demais procedimentos dentários de que necessita em apenas um dia, assistido por uma equipe de profissionais especializados e em um ambiente agradável e cercado de muito conforto.

{{cta(‘8f82ecbb-c7ce-4586-8aea-29e19d2a11a6′,’justifycenter’)}}

Deixe uma resposta