Estética OdontológicaSPA Odontológico

Por que investir na colocação de facetas de porcelana?

De fevereiro 8, 2018Um Comentário

Facetas de Porcelana - Clínica Saraiva.jpg

O uso de facetas de porcelana em tratamentos odontológicos é bastante versátil e é um dos tratamentos mais avançados que existe. Os dentes de porcelana proporcionam um sorriso esteticamente harmonioso, bonito e natural, ajustando-se perfeitamente aos dentes do paciente.

As facetas de porcelana são uma opção menos invasiva que aparelhos e coroas. O processo típico da colocação de facetas envolve uma ou duas consultas. A colocação de facetas de porcelana é um processo simples, rápido, eficaz e  indolor. As facetas são indicadas para correção de cor, posição e forma dos dentes.

A área de estética odontológica cresce e se desenvolve com técnicas cada vez mais sofisticadas e materiais mais seguros e resistentes. A estética odontológica melhora o sorriso do paciente e a funcionalidade da arcada dentária.

  • Procedimento

Existem facetas de porcelana feitas em laboratórios e existem as facetas de porcelana pré-fabricadas. Falaremos sobre o procedimento realizado com facetas produzidas em laboratórios.

– O uso de anestesia local nem sempre é necessário na colocação das facetas de porcelana.

– Uma quantidade muito pequena do esmalte do dente é removida para dar espaço para a colocação das facetas nos dentes.

–  Depois de pronta, a faceta de porcelana receberá um tratamento de superfície. Passa por um processo de lavagem e secagem.

–  A faceta é colocada e são feitos os ajustes e contornos adequados.

–  A faceta é tratada por 60 segundos com luz em toda sua superfície para colar na estrutura do dente.

–  O excesso de material é removido e é realizado o polimento das margens da faceta.

Destacamos outros motivos para investir na colocação de facetas de porcelana:

  • Pode substituir o aparelho ortodôntico

As facetas de porcelana podem problemas de dentes virados e diastemas. Em alguns casos, as facetas podem ser uma alternativa aos aparelhos ortodônticos, podendo proporcionar um sorriso mais harmônico em algumas semanas.

  • Pode melhorar a digestão

As facetas de porcelana ajudam na correção do posicionamento dos dentes. Quando desalinhados, podem comprometer a mastigação e a deglutição. Os dentes desalinhados também podem causar a respiração bucal, diminuindo a quantidade de saliva necessário para uma digestão correta.

  • Não é preciso colocar faceta em todos os dentes

Os seis dentes da frente são os que formam a nossa impressão sobre um sorriso. Portanto investir na colocação de facetas de porcelanas apenas neste dentes frontais melhora muito o aspecto do sorriso.

  • Avaliação e planejamento meticulosos

As facetas são colocadas com materiais resistentes e sua remoção é muito difícil, por isso exigem uma avaliação meticulosa e um planejamento bem feito.

O planejamento estético é complexo, pois envolve diversos aspectos como tonalidade da pele, espessura dos lábios e idade do paciente.

Uma avaliação da saúde bucal é realizada e outros tratamentos pode ser indicados antes da colocação das facetas de porcelana.

Não há nenhuma contraindicação para a colocação de facetas de porcelana, no entanto, para proteger as facetas, dentes e músculos, o uso de placa de mordida noturna de acrílico é fundamental para os paciente que rangem os dentes

  • Durabilidade

A porcelana é um material extremamente resistente e duradouro. As facetas de porcelana podem durar mais de 10 anos. A relação custo-benefício é positiva e vantajosa, tendo em conta a durabilidade e manutenção das facetas.

  • Manutenção

Para a manutenção das facetas é recomendada  consultas de seis em seis meses com o dentista.

Não há indicação de cuidados especiais mas a higiene bucal adequada ajudará a prolongar a vida útil das facetas de porcelana. Deve-se escovar os dentes e usar o fio dental da mesma maneira que o paciente faria com os outros dentes. É recomendado o uso de creme dental com flúor não abrasivo.

Gostaria de saber mais sobre este procedimento? Agende sua avaliação!

 

{{cta(‘d7045b59-cc9e-40c9-a379-73de88ffdc65’)}}

Um Comentário

Deixe uma resposta