Cirurgia plástica

Perfiloplastia

De setembro 27, 2018junho 22nd, 2020Sem Comentários

O rosto de uma pessoa que apresente um nariz adunco, com aquela elevação no seu dorso, associado a um queixo retraído, pode passar, quando visto de lado a impressão de um perfil excessivamente convexo e pouco gracioso, seja em mulheres ou homens.

Visando o equilíbrio destes elementos, a perfiloplastia é a junção da mentoplastia – cirurgia plástica do queixo, e da rinoplastia – cirurgia plástica do nariz, que aprimoram o perfil do paciente. Deste modo, o cirurgião plástico pode realizar as mudanças necessárias para que a harmonia facial seja encontrada.

Frequentemente, pacientes que chegam ao consultório do cirurgião plástico em razão do tamanho exagerado de seu nariz possuem a região do queixo retraída, sendo que esta zona também deve ser tratada pela cirurgia plástica em associação com a plástica do nariz.

O aumento de “mento” ou queixo é conseguido pela inserção de uma prótese de silicone ou de polietileno poroso através de uma incisão por dentro da boca ou abaixo do queixo.

O cirurgião plástico especialista tem como objetivo sempre preservar as características individuais. Deste modo, não há grandes alterações na fisionomia do paciente e, sim, o encontro de sua harmonia facial.

Anestesia

A anestesia empregada na perfiloplastia é, normalmente, a local com uso de sedação, eventualmente a anestesia geral, conforme avaliação do cirurgião plástico especialista. O paciente permanece na clínica no máximo por um dia.

Riscos

A cirurgia, bem como a anestesia, é de baixo impacto para o organismo, mas nenhum procedimento cirúrgico é isento de risco. É possível que surjam pequenos edemas e hematomas, mas esta condição é eliminada com o decorrer do tempo.

Pré-operatório

Seguir as recomendações médicas é imprescindível para o bom andamento do procedimento. Por isso, seguem algumas dicas sobre o que fazer nos dias que antecedem sua cirurgia:
– Chegue no horário informado de sua internação;
– Respeite o período de jejum;
– Comunique qualquer anormalidade em sua saúde física e psicológica ao médico, o quanto antes;
– Não use maquiagem no dia da internação;
– Evite o uso de brincos, alianças e outros acessórios;
– Evite fumar, ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas nos dias que antecedem seu procedimento;
– Informe seu médico sobre as medicações das quais você faz uso e siga as instruções de seu especialista acerca da ingestão delas.

Pós-operatório

Após a cirurgia plástica é comum que a região apresente edemas e que alguns curativos estejam em uso. Sendo assim:
– É recomendável usar compressas frias;
– Mantenha sua alimentação normal e equilibrada;
– Evite alterações bruscas de temperatura e exposição à luz solar;
– Evite movimentação excessiva e traumas na região;
– Obedeça às recomendações médicas e realize seu retorno conforme indicação de seu especialista.

O retorno ao médico é um dos elementos essenciais para se obter um resultado adequado e realizar a boa manutenção de sua perfiloplastia.