cirurgia nos seios

Mitos e verdades sobre implantes mamários

Mitos-e-verdades-sobre-implantes-mamários-1.jpg

Sentir-se bonita e estar de bem consigo mesma é o desejo de toda mulher. Isso traz confiança e eleva a autoestima. E há determinadas partes do corpo feminino que causam mais preocupação com a questão estética.

As mamas, em especial, é uma delas. Muitas vezes, por determinados fatores, como idade, genética, amamentação ou doenças, elas deixam de refletir a plástica harmônica que a mulher deseja ver em seu corpo, e aumentar o tamanho dos seios entra como prioridade na sua lista de desejos.

A cirurgia de aumento com implante mamário de silicone, a mamoplastia, representa o começo de uma nova fase de vida para a mulher, reforçando seu amor-próprio e, por consequência, aprimorando sua qualidade de vida.

O implante de silicone é recomendado também quando há o comprometimento de firmeza e sustentação das mamas, muitas vezes causado pela perda de peso ou gravidez, nos casos de assimetria entre as mamas e em sua reconstrução.

Se você é uma candidata a essa cirurgia, com certeza, tem muitas dúvidas e precisa saber que nem tudo que se lê na internet e nas redes sociais corresponde à verdade.

Para tirar as suas principais dúvidas, elaboramos uma lista de mitos e verdades.

 1. Os implantes de mamas devem ser trocados a cada dez anos

Mito. Se um implante não tem problemas não há razão para se trocar. Somente é feita a troca quando há evidência de alguma complicação. O que se recomenda é que, após dez anos de uso, seja feito um controle mais criterioso.

 2. É necessário ir uma vez ao ano no médico para fazer o controle

Verdade. Tem que ser feito o controle uma vez por ano com o cirurgião. A ideia é que o médico possa verificar se o implante tem algum problema e, nesse momento, solicitar exames diagnósticos como a mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

 3. O silicone das próteses causa câncer

Mito. Com base em trabalhos científicos, não há evidência que o câncer de mama tenha relação causal com implantes de silicone. O silicone não aumenta o risco, nem o diminui. Como qualquer outra mulher, as mulheres com implantes mamários também devem fazer os exames preventivos regularmente.

 4. As mulheres podem ser alérgicas às próteses

Mito. O silicone é um material muito bem tolerado no corpo e por muito tempo. Quando um implante tem problema, geralmente, são por outros fatores, como, por exemplo, uma inflamação.

 5. A prótese mamária atrapalha a amamentação

Mito. O implante mamário não impede o aleitamento, pois fica atrás da glândula. Desta forma, o silicone não afeta os canalículos responsáveis pelo transporte do leite até os mamilos.

 6. O implante pode se romper dentro da mulher

Verdade. Apesar do número baixo de casos, é possível romper o silicone após forte impacto. No entanto, caso a prótese se rompa, ela pode ser trocada por outra em nova cirurgia. É importante, ainda, saber que a manipulação normal diária não é capaz de romper as próteses.

 7. É recomendável colocar implantes depois dos 18 anos

Verdade. Para realizar a cirurgia das mamas é necessária a maturidade sexual, ou seja, que as mamas já estejam desenvolvidas. Isso normalmente acontece por volta dos 18 anos. Também, com essa idade, se julga que a mulher já tenha maturidade psicológica adequada para avaliar sobre o implante.

 8. Os seios perdem a sensibilidade por causa da prótese de silicone

Mito. No período inicial da recuperação da cirurgia é possível que as sensações sejam alteradas temporariamente, voltando ao normal em alguns meses. São raros os casos em que a insensibilidade permanece por mais tempo.

 9. Quando se coloca um tamanho de silicone, depois não se pode diminuir

Mito. Às vezes, pode ser mais difícil, porque com o passar dos anos a mama muda, cai e atrofia, então, para se colocar um implante menor, pode ser necessário fazer uma cirurgia de levantamento.

 10. Mesmo com o implante, as mamas podem cair com o tempo

Verdade. As mamas podem cair com passar dos anos, de acordo com a glândula mamária da mulher e a elasticidade da pele. A prótese de silicone não impede o envelhecimento da pele e das mamas. Caso isso aconteça, pode ser feito uma cirurgia de levantamento das mamas.

 11. A prótese conhecida como “gota média” somente pode ser colocada em casos de reconstrução

Mito. Esse implante se chama anatômico e tem indicações mais específicas para mulheres que desejam um formato mais natural da prótese. Existem outros modelos de implantes, que também são usados para modificar a forma da mama original e, simultaneamente, aumentá-la.

 12. Não se pode praticar esporte ao menos um mês depois da cirurgia

Verdade.  É preciso que nenhum exercício físico seja realizado com a parte superior do corpo por um período de um mês, para não prejudicar o implante e evitar inflamações.

Esta relação de mito se verdades é só a primeira fonte de informações para a mulher interessada na mamoplastia. Profissionais experientes poderão fornecer mais detalhes e tornar o procedimento algo simples e fácil de lidar.

Deixe uma resposta