Tanto a lipoaspiração de abdome quanto a abdominoplastia são procedimentos recomendados para a retirada de gordura localizada. Mas quais as diferenças entre eles?
Neste artigo, o doutor José Saraiva, cirurgião plástico responsável pela Clínica Saraiva responde as principais dúvidas sobre as cirurgias.
Lipoaspiração ou abdominoplastia?
Esta é uma dúvida bastante comum no consultório do cirurgião plástico.
Em primeiro lugar, temos que entender que no contorno da região do abdômen temos três aspectos importantes para levar em consideração:
- A qualidade da pele
- Os depósitos de gordura localizada
- O estado da musculatura do abdômen
A lipoaspiração está indicada para o paciente que tem gordura localizada nesta área mas possui a parede muscular abdominal em boas condições e uma pele elástica.
As características da pele que terá uma boa retração após a remoção dos depósitos de gordura são:
- Ser espessa
- Sem estrias
- Francamente elástica
Quando os depósitos de gordura localizada vêm associados ou à flacidez de pele ou à flacidez muscular, nossa indicação é uma abdominoplastia.
As características dos pacientes que normalmente se submetem à abdominoplastia são:
- Pacientes que tiveram muitas oscilações de peso.
- Pacientes que passaram por cirurgia de redução do estômago
- Pacientes que tiveram gestações
Nesses pacientes nós normalmente observamos alterações na parede muscular, ou seja, ela se distende e não retorna à situação original levando aquela projeção da barriga para adiante no perfil.
Na abdominoplastia nós temos condições de fazer a reparação da camada muscular em primeiro lugar, de remover o excesso de pele que o paciente apresente e remover o excesso de gordura.
Quando o paciente tem essas alterações de parede muscular, excessos de pele e ainda uma camada de tecido gorduroso especialmente grossa, indicamos um misto da lipoaspiração e da abdominoplastia, o que nós chamamos de lipoabdominoplastia.
Nessa cirurgia nós começamos com a lipoaspiração ampla de toda a região, ao final dessa lipoaspiração, tratamos a parte muscular – a parede muscular é suturada na linha mediana para que se ajuste novamente – e por fim, removemos o excesso de pele como na abdominoplastia tradicional.
As três técnicas, desde que corretamente indicadas, têm condições de oferecer grandes resultados.
O período de recuperação entre as modalidades cirúrgicas varia. A lipoaspiração possibilita um retorno mais rápido às atividades do cotidiano, já as abdominoplastias e lipoabdominoplastias que envolvem incisões maiores têm um período de repouso um pouco mais prolongado, mas em geral costumam ter um pós operatório bastante tranquilo e os resultados costumam ser bastante satisfatórios.
{{cta(‘698669e8-bf55-4199-9706-4946ab3bab70’)}}