Estética Odontológica

Sorriso mais branco? Conheça dois tipos de clareamento dental

Duas-formas-para-clarear-os-dentes-1.jpg
Ter o sorriso branco e brilhante é o desejo de todos e graças aos avanços na odontologia, o clareamento dental é um tratamento que proporciona excelentes resultados estéticos e também aumenta a confiança de uma pessoa.
Os dois tipos mais eficazes são aqueles em que o paciente utiliza gel clareador com moldeiras ou o realizado com aparelho led-laser. Conheça melhor cada um deles e saiba como clarear os dentes.

Gel clareador com moldeiras

O cirurgião-dentista produz moldeiras sob medida, que são entregues ao paciente junto com seringas de gel clareador e instruções para uso em casa.
Trata-se de um gel que contém como princípio ativo o peróxido de hidrogênio ou carbamida, liberando oxigênio, responsável por alterar a cor do dente.
Esse gel não é abrasivo e nem enfraquece os dentes. Normalmente, para o paciente fazer o clareamento em casa com as moldeiras, o gel tem concentração de 3,5% a 20%.
Quanto maior for a concentração do peróxido de hidrogênio, mais rápido é realizado o clareamento.
Na aplicação do gel em casa, sob orientação do cirurgião-dentista, o clareamento é feito separadamente nos dentes de cima e nos de baixo, e seu uso pode ser em períodos que vão de 30 minutos a seis horas, dependendo da concentração do princípio ativo.
A aplicação pode ser feita durante o dia ou durante a noite de sono.
Em média, o efeito é atingido em 15 dias, mas é o dentista é quem irá estabelecer a frequência de retorno ao consultório para avaliação dos resultados.
Em alguns pacientes, a utilização do gel pode tornar os dentes ligeiramente sensíveis, o que desaparece ao final do tratamento, com a descontinuidade da aplicação do produto.

Aplicação de laser

A técnica de clareamento dental mais moderna, por ser segura e simples, é a que utiliza a aplicação de laser.
O laser tem como função principal potencializar e acelerar a ação do gel clareador concentrado, sem causar qualquer sensibilidade aos dentes.
Entre as vantagens dessa técnica está a rapidez, uma vez que clareia as duas arcadas simultaneamente em sessão que dura em torno de 30 minutos, e não há necessidade da confecção de moldeiras.
Na maioria dos casos, o tratamento pode ser feito em uma única sessão e, para os casos mais difíceis, o dentista pode potencializar o efeito clareador utilizando as duas técnicas em conjunto: a aplicação do laser no consultório e a moldeira com o gel em casa.

Quantos tons meu dente vai clarear?

Não há como afirmar ou prever, com absoluta certeza, quantos tons o dente irá clarear. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente, porque depende da resposta biológica individual.
Algumas pessoas têm dentes naturalmente mais amarelados do que outras.
O efeito do clareamento dental dura, em média, de dois a três anos.

Cuidados

A cor dos dentes pode ser afetada por diversos fatores. A descoloração e as manchas na superfície podem ser causadas por tabaco, consumo de alimentos muito pigmentados – amoras, cerejas, beterraba – ingestão de bebidas – como café, chá, vinho tinto e refrigerante de cola – e acúmulo de depósitos de tártaro.
Ciente disso, evitar o uso e ingestão desses produtos, assim como fazer uma boa higienização bucal diária, pode determinar que os dentes tenham uma aparência mais clara e brilhante por mais tempo.

{{cta(‘9bde6e33-8fac-421e-baf8-72cc8b612efb’,’justifycenter’)}}

Um Comentário

Deixe uma resposta