Conheça os tratamentos realizados por um SPA Odontológico

Conheca-os-tratamentos-realizados-por-um-SPA-Odontologico-1.jpg

O conceito de SPA Odontológico cresce e ganha cada vez mais adeptos. A facilidade de fazer todo o tratamento dentário em um único dia conquistou aqueles que quase não têm tempo livre em sua agenda de compromissos, como já mostramos em artigo anterior.

A clínica é dotada de estrutura planejada, tanto para atender os requisitos técnicos dos procedimentos odontológicos, como garantir conforto e bem-estar ao paciente.

Conheça aqui os tratamentos realizados por um SPA Odontológico.

Implantodontia

É a especialidade odontológica de colocação de implantes nos ossos maxilares ou mandíbula para substituir os dentes perdidos.

O implante é feito de materiais aloplásticos que dão suporte para as próteses e, atualmente, utiliza-se a tecnologia CEREC, que possibilita a chamada carga imediata. Ou seja, imediatamente após colocar o implante, já se faz a instalação da prótese, com total precisão, segurança, conforto e rapidez. Saiba mais sobre a CEREC no item Técnicas Restauradoras e Clareamento.

A duração do implante, bem como da prótese no implante e da coroa dental, é a mesma de um dente natural, desde que não sejam submetidos a maus tratos e agressões.

Também é importante frisar que em qualquer caso é possível a colocação de implantes. A diferença é que em alguns pacientes, com grande perda óssea, primeiro é necessário fazer o procedimento de enxerto para depois se colocar os implantes.

Facetas e lentes de contato dental em porcelana

Embora sejam feitas de porcelana ou cerâmica, as facetas e lentes de contato dental não são a mesma coisa.

A lente de contato é extremamente fina – 0,2 mm de espessura – e é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes com manchas, amarelados ou levemente desalinhados ou separados. Sua grande vantagem é que o dentista nem sempre precisa desgastar os dentes com brocas, preservando ao máximo sua estrutura.

Já as facetas de porcelana são levemente mais grossas do que as lentes de contato e são usadas em situações de desgaste da estrutura dentária. São ideais para mudar a forma e a cor dos dentes, corrigir um sorriso torto sem precisar de aparelhos, consertar lascas e imperfeições, além de ser capaz de devolver uma característica mais funcional, como a mastigação.

A aplicação das lentes de contatos dentais e das facetas são simples e indolor e o tempo de duração varia de pessoa para pessoa, mas pode chegar a dez anos ou mais.

Prótese

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente ou a substituição de um ou mais dentes perdidos. As próteses podem ser unitárias, parciais, removíveis ou totais, e, ao serem fixadas sobre os dentes do paciente, reabilita-o para falar, sorrir ou mastigar.

A prótese total removível, conhecida como dentadura, é a solução mais prática e rápida para recuperar a estética e a função mastigatória. Por ser removível, sua limpeza é muito simples e rápida.

Já a prótese fixa é uma alternativa muito empregada e com resultado satisfatório para repor dentes perdidos ou enfraquecidos por restaurações extensas, além de dentes escurecidos por tratamento de canal. Elas podem ser só metálicas, porém são pouquíssimo usadas por questões estéticas; metálicas revestidas por um material estético plástico ou cerâmico; de resina e as de cerâmica que são as mais usadas atualmente.

Há ainda a prótese parcial removível, que não têm como finalidade substituir as próteses dentárias parciais fixas, mas, sim, recompor estruturas quando se torna impossível a confecção de uma prótese dental fixa.

Tratamento de canal com microscopia

Dentes que, por trauma ou infecção, tiveram seu nervo comprometido, precisam ter sua parte interna esterilizada e obturada a fim de que não ocorram dor e infecção posteriormente. A esse procedimento é dado o nome de tratamento de canal e a especialidade que o realiza é a Endodontia.

Muito temido no passado, o tratamento de canal hoje é realizado com o auxílio de microscópio clínico, localizador eletrônico e ultrassom, o que permite que o cirurgião-dentista atinja os melhores resultados de forma mais rápida e, muitas vezes, conseguindo fazer todo o tratamento em uma única sessão. Também é um tratamento indolor, com a aplicação de anestesia local.

Quando há prescrição para esse tratamento e ele não é feito, pode ocorrer lesão na região apical – infecção na raiz e nos tecidos vizinhos, tendo como consequência dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia, que são bactérias na corrente sanguínea, levando o paciente a ter que extrair o dente.

Procedimentos cirúrgicos avançados

Quando enxertos ósseos são necessários no paciente, é realizado um tipo de cirurgia, denominada de procedimento cirúrgico avançado.

Essa cirurgia é feita no paciente que tem a necessidade de ganhar mais altura óssea – levantamento de seio maxilar, para a ancoragem de implantes dentários ou, ainda, necessite de espessura óssea (enxerto em bloco) para conseguir volume, tanto para a fixação dos implantes, como para a estética.

Odontogeriatria

É uma especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal de idosos, prevenindo e tratando os problemas comuns a essa faixa etária, na forma de atendimento personalizado. Isso porque os pacientes da terceira idade possuem características peculiares e esse tipo de tratamento emprega materiais e atenção especiais.

Odontopediatria

É pela Odontopediatria que a criança tem o primeiro contato com o dentista e, por isso, a especialidade é empenhada na prevenção, educação e motivação para a saúde bucal dos pequenos pacientes.

Um de seus principais objetivos é preservar a dentição decídua – dentes de leite -, já que ela é importante para o desenvolvimento da face. O alvéolo existe em função do dente e, uma vez perdido o dente, o espaço se fecha, o que dificulta o nascimento dos dentes permanentes.

O Odontopediatra também atua na prevenção e tratamento da cárie dentária; hábitos bucais – uso prolongado de mamadeira e chupeta; sucção de dedo; doença periodontal – problemas de gengiva; respiração bucal; alterações oclusais – de mordida; higiene oral e dieta da criança.

Odontologia para gestante

Por se tratar de um momento especial para a mulher, quando são necessários cuidados com ingestão de medicamentos e outros procedimentos, a especialidade de Odontologia para Gestante é fundamental.

O que boa parte das mulheres ignora é a necessidade do acompanhamento bucal durante a gravidez, devido às mudanças hormonais que ocorrem neste período, quando ela se torna mais suscetível às doenças periodontais.

Já com relação ao bebê, o acompanhamento do cirurgião-dentista neste período é importante porque os dentes de leite começam a se formar a partir da sexta semana de gravidez, e os dentes permanentes, a partir do quinto mês de vida intrauterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gestação, como uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais etc., podem trazer problemas nos dentes em fase de formação e mineralização.

Periodontia

Prevenir e tratar as doenças das gengivas e dos tecidos de suporte dos dentes é incumbência da especialidade de Periodontia.

O comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, levando à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, é característica da doença periodontal. O sangramento é um dos seus primeiros sinais, seguido por alterações na posição dos dentes, retrações gengivais, inchaço e mobilidade.

Pacientes com essa patologia devem ser acompanhados de forma sistemática e cuidadosa, pois ela leva ao amolecimento e perda de dentes.

O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana aderida por meio de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Já as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso, quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida.

A prevenção das doenças periodontais está na utilização correta da escova de dentes e do fio dental, e ainda nas visitas periódicas ao dentista.

Ortodontia e ortopedia facial

Essa é a área que estuda o crescimento e desenvolvimento craniofacial, a evolução das dentições, assim como os seus desvios de normalidade, permitindo a interceptação e correção das más oclusões.

A função mais importante do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária, fundamental para a mastigação correta e determinante à saúde bucal e à alimentação adequada.

Pessoas com “dentes tortos” mastigam de forma inadequada, o que pode acarretar problemas como a gastrite e o mau hálito, por exemplo. O restabelecimento da oclusão, evita, ainda, problemas de respiração, fala, deglutição e articulação têmporo-mandibular.

É um tratamento que vai muito além da questão estética.

Técnicas restauradoras e clareamento

Hoje, o cirurgião-dentista está capacitado para restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função de dentes comprometidos, graças ao avanço das técnicas, equipamentos e materiais.

O software CEREC é um exemplo disso. Ele permite que próteses e restaurações dentárias sejam projetadas e confeccionadas em apenas um dia. O sistema CEREC possui uma unidade de usinagem (laboratório protético próprio) que esculpe, em 3D, o formato da prótese em um bloco cerâmico, de acordo com o projeto digital realizado previamente em computador com tecnologia CAD CAM. As próteses projetadas e esculpidas ficam com encaixe perfeito e em harmonia com as necessidades de cada paciente.

O clareamento dental também é muito procurado e recomendado na área estética da odontologia. Entretanto, para o sucesso do procedimento, é fundamental o correto diagnóstico, por parte do dentista, da etiologia da alteração de cor.

O método mais moderno e rápido é o realizado por aparelho de laser, que permite que todos os dentes sejam clareados simultaneamente apresentando um resultado mais uniforme e em menor tempo.

Após o clareamento, o cirurgião-dentista deve avaliar a necessidade de troca de restaurações e próteses. Na maioria das vezes, as restaurações estéticas precisam ser substituídas, uma vez que elas não clareiam no processo, permanecendo com a cor antiga e destoando da nova cor dos dentes clareados.

{{cta(‘9bde6e33-8fac-421e-baf8-72cc8b612efb’,’justifycenter’)}}

Um Comentário

• Marcos goes disse:

Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!