Quando vemos uma pessoa de sorriso largo, com dentes branquinhos e alinhados, isso nos chama muito a atenção e logo associamos essa imagem a uma pessoa cheia de saúde, beleza e vitalidade!
Os dentes bem cuidados dizem muita coisa sobre a personalidade de alguém: detalhe, capricho, cuidado.
Mesmo dispensando horas escovando os dentes, passando fios dentais, enxaguantes, fazendo limpezas no dentista, um dia nos olhamos no espelho e reparamos que aquela cor vibrante do nosso sorriso, aquele branquinho, ficou amarelado! Ficamos tentando entender o que pode ter acontecido.
Eu não fumo, eu não tomo café, não bebo vinho, o que será?
Ficamos preocupados e muitos acham que isso faz parte do envelhecimento…
Existem pessoas, inclusive, que chegam ao ponto de detestar a coloração de seus dentes. Isso não é apenas estética e deve ser visto com respeito e consideração. Há quem adquira o hábito de sorrir apenas com as mãos na frente da boca ou de nunca mais tirar fotos com o sorriso largo. Esse problema que pode parecer especificamente estético, pode vir a transformar-se em um problema social.
Mas o que acontece com os dentes para ficarem amarelados?
A coloração dentária vem de uma camada chamada dentina. Quando o esmalte do dente, que é protetor da dentina, é afetado, aparece o problema de amarelamento, pois ele fica mais exposto, aumentando os riscos de absorver os pigmentos do que comemos – os chamados corantes.
Abaixo listamos os alimentos que causam maiores danos ao esmalte dentário:
- Açaí;
- Beterraba;
- Acidez de algumas frutas;
- Refrigerantes;
- Vinhos;
- Cafés;
- Chás;
- Amora;
- Mirtilo;
- Molhos de tomate e catchup;
- Molhos de soja;
- Ameixa;
- Suco de uva;
- Morango;
- Amora,
- Milho;
- Folhas escuras;
- Chocolate;
- Balas e chicletes e
- Sucos coloridos artificialmente.
O que podemos fazer para evitar isso?
Primeiramente, os especialistas indicam evitar ou diminuir o consumo dos alimentos acima citados. Outra dica super importante, é a higiene bucal, que auxilia a manter os dentes sem excesso de pigmentos – uma boa escovação, após as refeições, evita as manchas.
Uma ótima solução para isso é o clareamento dental – excelente opção para quem tem manchas permanentes que a escovação já não resolve por conta própria.
Para ter certeza se o seu caso é indicado para clareamento, apenas um profissional pode fazê-lo. As manchas podem surgir por diferentes motivos, seja por consumo de cigarros ou causas internas nas estruturas do dente, como na dentina ou esmalte.
E você, se preocupa em sair na foto com os dentes branquinhos? Já pensou sobre o poder que o corante dos alimentos têm sobre nossos dentes?
{{cta(‘8f82ecbb-c7ce-4586-8aea-29e19d2a11a6’)}}