Saúde Bucal

6 práticas diárias para cuidados odontológicos

praticas-diarias-para-cuidar-dos-dentes-1.png

A saúde bucal tem relação direta com a saúde geral da pessoa, uma vez que a boca interage com a estrutura do corpo e é a porta de entrada para bactérias e vários micro-organismos que prejudicam a saúde. Por isso a importância da preocupação com cuidados odontológicos.

Para evitar problemas com os dentes e manter uma boa saúde bucal, é preciso ter alguns cuidados simples de higienização no dia a dia. Ela é a melhor forma de prevenir cáries, mau hálito, escurecimento dos dentes e doenças mais sérias, como infecções na polpa dentária e periodontites.

Estudos médicos comprovam que más condições de higiene bucal podem agravar, ou até mesmo provocar doenças cardiovasculares e diabetes.

Dentes saudáveis também melhoram nossa aparência e são importantes para que possamos falar corretamente e mastigar bem os alimentos.

Por isso, fique atento a essas dicas de saúde bucal.

1. Escovação

Escove os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, com movimentos curtos e suaves em toda a extensão da boca, inclusive na margem da gengiva. O processo deve durar em torno de dois minutos. Escove também a língua, uma das responsáveis pelo mau hálito.

1. Fio dental

Use o fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. Se a placa não é removida, é formado o tártaro, que só poderá ser retirado pelo dentista. Quando usar o fio dental, não use muita força para não machucar as gengivas e tente seguir as curvas dos dentes.

1. Produtos corretos

Procure usar produtos de higiene bucal que contenham flúor. Eles ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes, prevenir cáries e proteger contra os ácidos naturais da saliva. Caso seu dentista recomende, use enxaguante bucal com flúor também.

1. Diminua o açúcar

Procure ingerir alimentos balanceados, limitando a ingestão de açúcares e alimentos que contenham amido. A dieta rica em açúcar é fator determinante para o desenvolvimento de cáries e bactérias.

1. Evite cigarro e álcool

Evite fumar e consumir álcool em excesso. As pessoas que têm esses hábitos têm também maior probabilidade de desenvolver doença gengival grave.

1. Visite o dentista

Consulte o dentista periodicamente, a cada seis meses, para um exame profissional detalhado e uma limpeza mais profunda. Somente o dentista pode identificar doenças bucais e passar instruções sobre tratamentos dentários adequados.

Tenha sempre em mente que cuidar dos dentes, por meio de uma boa higiene bucal, é a primeira condição para manter um sorriso saudável e bonito por toda a vida.

{{cta(‘d7045b59-cc9e-40c9-a379-73de88ffdc65′,’justifycenter’)}}