Pele saudável

6 hábitos diários para manter sua pele saudável

6-habitos-diarios-para-manter-sua-pele-saudavel-1.jpg

Manter a pele saudável e livre de impurezas é fundamental para garantir sua beleza e saúde. Para isso, é preciso estabelecer uma rotina de cuidados simples.

Veja algumas dicas que, aplicadas diariamente, podem fazer muito por sua pele.

1. Lave o rosto duas vezes por dia

Procure lavar o rosto duas vezes ao dia. Uma vez pela manhã, retirando a oleosidade natural produzida durante a noite, e outra vez no fim do dia, para tirar impurezas, poluição e maquiagem. Isso é fundamental para manter a saúde da pele, evitando poros entupidos e, por consequência, o surgimento de cravos e espinhas. Use um sabonete neutro ou específico para seu tipo de pele.

2. Retire toda a maquiagem

A maquiagem que embeleza durante o dia pode ser muito prejudicial à noite durante o sono, quando acontece a fase mais intensa do processo de renovação celular. A maquiagem fecha os poros, impedindo assim a pele de respirar e acelerando o processo de envelhecimento. Use sempre um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com um sabonete. Maquiagens à prova d’água são facilmente retiradas com produtos à base de óleo.

3. Faça esfoliação

Uma vez por semana, aplique um esfoliante para ajudar na remoção das células mortas. Isso evita a formação de acnes e cravos – este procedimento é mais indicado para as pessoas que têm a pele oleosa.

4. Hidrate sua pele

A hidratação é fundamental para equilibrar a oleosidade da pele e mantê-la com um aspecto viçoso e saudável. As pessoas com pele seca devem preferir produtos com hidratação mais profunda e, quem tem pele oleosa, deve usar produtos oil-free.

5. Use cremes anti-idade

Quem já passou dos 25 anos pode fazer uso de cremes anti-idade para completar os cuidados antes de dormir. Eles ajudam a devolver a firmeza à pele. No mercado, há bons produtos disponíveis, com indicação para cada faixa etária.

6. Proteja-se do sol

Utilize filtro solar pela manhã, antes de sair de casa. Aplique depois do hidratante e reaplique durante a tarde para garantir sua eficácia. Os protetores solares protegem contra os raios UVB, responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de pele, e os UVA, que causam as queimaduras.

Lembre-se de que é importante consultar um especialista antes de utilizar produtos específicos para cuidar da pele.

Conhecer as características de sua pele é primordial. Por exemplo, usar um sabonete de pele seca em uma pele oleosa não vai funcionar. Já as pessoas que têm pele sensível e alergias precisam usar somente produtos hipoalergênicos.

Atenção, também, à qualidade dos produtos: os de qualidade duvidosa podem provocar irritações e outras inconveniências, como manchas e queimaduras. É preciso, ainda, seguir as instruções de uso, verificar o prazo de validade e guardar os cremes em lugar longe das altas temperaturas.

Se você já segue uma rotina de cuidados para tratar a pele e, mesmo assim, não obtém os resultados que deseja, você pode conhecer os procedimentos estéticos realizados pela Clínica Saraiva.

Deixe uma resposta